sábado, 12 de novembro de 2011

Produções do Rio e de Minas levam troféus curta-filmes 2011


 “A Lenda da Água”, de Petrópolis; “147”, de Nova Lima; e “Cachorro Morto”, de Juiz de Fora, são escolhidos pelos internautas como os melhores filmes do ano. Disputa pelo prêmio 2012 começa amanhã

Com 24,4% dos votos, “A Lenda Da Água”, filme de Petrópolis (RJ) produzido pela Allen Motion, leva o primeiro lugar na competição 2011 do Curtafilmes – festival de júri popular que utiliza a internet como plataforma de exibição. Outros dois trabalhos estão entre os melhores do ano, segundo a avaliação dos internautas: “147”, de Nova Lima; e “Cachorro Morto”, de Juiz de Fora; ambos de Minas Gerais. Juntos, os três filmes somam 58,8% da preferência dos participantes. O resultado está disponível na página do festival: www.curtafilmes.com.br

O curta fluminense, que narra a história da descoberta de um líquido incolor, insípido e inodoro, até sem nome; foi considerado o melhor entre 10 trabalhos que chegaram à final do festival. Na disputa, estiveram produções de cinco Estados brasileiros: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul. Ao todo, o filme dirigido pela cineasta Luana Mucci conseguiu 1.028 votos.


“147”, produzido em Nova Lima (MG) pela Tannure Filmes, obteve 22,8% dos votos e, de acordo com a avaliação dos internautas, é o segundo melhor de 2011. Dirigido pelo cineasta Marcelo Tannure, a animação é uma comédia que desenrola-se a partir do momento em que o carro do protagonista necessita de reboque.


Logo atrás, com 11,6% dos votos, aparece “Cachorro Morto”, trabalho feito em Juiz de Fora (MG) pela Inhamis Filmes. A cargo de Francisco Franco, a produção é um drama inspirado no conto “Vida e Morte na Enfermaria dos Indigentes”, do romancista alemão Charles Bukowski. O filme narra a passagem do desagradabilíssimo beberrão Hank por um hospital público, após complicação de uma úlcera hemorrágica.

Na etapa classificatória os filmes concorreram com 50 outros curtas. A votação, aberta no último dia 1º, terminou às 17 horas desta sexta-feira, dia 11. Ao todo, o filme de Marcelo Tannure conseguiu 959 votos. O de Francisco, 489. Os trabalhos podem ser vistos no site do festival.

2012
Produções com duração de até 20 minutos podem participar a partir de amanhã, 12, da disputa pela edição 2012 do Troféu Curtafilmes com que terá premiação 12/12/12. Além de curtas independentes, o festival inova ao abrir espaço para Branded Content - trabalhos que conjugam entretenimento e publicidade.

 A inscrição, aberta até novembro do próximo ano, é gratuita. Não há limite de quantidade de trabalhos inscritos e nem restrição quanto ao ano de produção. Outro diferencial é que, como o festival é permanente, os filmes que competiram em 2011 podem disputar novamente em 2012.

Nenhum comentário: