terça-feira, 22 de novembro de 2011

Programação variada na Biblioteca Parque de Manguinhos

Ao longo de toda esta semana, a Biblioteca Parque de Manguinhos – vinculada à Secretaria de Estado de Cultura (SEC) - promove dois eventos.  No dia 22, terça-feira, a ilustradora e professora de artes Luciana Grether Carvalho, mestre em Artes e Design, com Licenciatura em Artes pela UniBennett, participa do projeto “Vamos Falar de Leitura”. Luciana fará uma atividade com crianças na Ludoteca, às 10h, e, em seguida, irá conversar sobre seu processo de criação com professores, arte-educadores, bibliotecários e demais interessados  na Sala Meu Bairro.Recentemente Luciana assinou as ilustrações dos livros “Cordel da Candelária”, de Sandra Lopes, e “Vida que voa”, de Lena Martins (ambos lançados pela editora Escrita Fina). Entre seus principais trabalhos estão as ilustrações para os livros “Na Ponta do Verso: poesia de improviso no Brasil” (2008) e  “No palco todo mundo vira bicho” (2007).

Ainda no dia 22, entre 14h e 18h, acontece uma homenagem ao escritor mineiroGuimarães Rosa, e aos 55 anos de publicação do romance “Grande Sertão: Veredas”. O evento “Rosas para Guimarães” é organizado pelo Núcleo de Oficinas e Eventos da Biblioteca Pública do Estado – também vinculada à SEC. Haverá a exposição do livro, leitura de trechos,  seguida de reflexão,  e a exibição do filme Mutum, de Sandra Kogut, sobre o sertão de Minas Gerais.

Já no dia 23 de novembro, quarta-feira, o assunto é cinema:

O GLOBALE Rio 2011 – Festival de Filmes Sobre Globalização, fará uma sessão especial na Biblioteca Parque de Manguinhos, com a exibição de três filmes, a partir das 17h, na Sala Meu Bairro. Serão apresentados os filmes  PAC Manguinhos: promessa, desconfiança e esperança; Muro da vergonha e Nem um Minuto de Silêncio. A classificação é de 16 anos.

O festival  nasceu em Berlim, na Alemanha, em 2003, com o propósito de multiplicar-se numa rede internacional. Em Montevidéu, no Uruguai, ele existe desde 2009; em Varsóvia, na Polônia, desde 2010 e, a partir deste ano, no Rio de Janeiro.



Nenhum comentário: