domingo, 11 de dezembro de 2011

Instituto Vital Brazil forma sua 5º turma de Cuidador Social

O crescimento da população idosa no Brasil aumenta a necessidade de atenção à saúde

Na próxima quarta-feira, dia 14 de dezembro, às 14h, o Instituto Vital Brazil formará sua quinta turma do curso de Cuidador Social. O curso tem como objetivo formar pessoas na arte do cuidar com noções de temas ligados à saúde do idoso, como cuidados na alimentação e higiene.

“Buscamos formar pessoas humanas, que estejam aptas a cuidar do outro, protegendo sua vida, seja como ato solidário quando de seus familiares, ou vizinhos - constituindo a Rede Solidária de Proteção da Vida e Cuidado, seja pela capacitação profissional”, disse César Macedo, coordenador do Laboratório de Tecnologia Social e Proteção da Vida do Instituto Vital Brazil. Segundo dados de projeção do IBGE, hoje existem mais de 10 milhões de brasileiros com mais de 65 anos no país e em 10 anos serão mais de 15 milhões, ou seja, um crescimento de 50%. Com o envelhecimento, aumenta a necessidade de atenção com a saúde.

O curso de cuidador social teve início em 2010 e já possui 125 pessoas habilitadas para cuidar de idosos, com incentivo ao envelhecimento ativo, e de pessoas que necessitem de atenção especial. O curso tem como proposta uma educação continuada. A cada nova turma, novas disciplinas são incluídas de acordo com a necessidade do mercado. A função de cuidador ainda não é reconhecida como uma profissão, mas é uma necessidade já que a população envelhece a cada ano. O curso de cuidador começou com uma carga horária de 64h/aula e já está com 128h/aula.

Ao todo, o curso já colocou cerca de 40% no mercado de trabalho. Uma nova turma será aberta no primeiro semestre de 2012, com inscrições previstas para o mês de fevereiro, com início das aulas em março.

O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde. Fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.

Nenhum comentário: