sexta-feira, 16 de março de 2012

MAC homenageia as mulheres

O MAC homenageia todas as mulheres com obras de grandes artistas, como Tarsila do Amaral, Anita Malfati, Lygia Clark, Lygia Pape, Anna Bella Geiger, Maria Leontina, Iole de Freitas, no período de 24 de março a 29 de abril, com a Exposição Mulheres nas coleções João Sattamini.
Recentemente o Centro Georges Pompidou (Paris) apresentou a exposição “Elles” (“Elas”) propondo, a partir de algumas das artistas referenciais de seu acervo, uma nova visão da arte contemporânea. Tal abordagem, característica do que hoje chamamos pós-modernidade, converge para um esforço empreendido nas últimas décadas de mudar nosso entendimento da história da arte – e da cultura, de modo geral – ainda fortemente centrada numa narrativa sexista. No nosso caso, isto é particularmente significativo, quando apenas para nos restringirmos a poucas mulheres das artes plásticas, vemos seu papel marcante na formação do Brasil moderno e contemporâneo.
A exposição “Mulheres nas Coleções João Sattamini / MAC Niterói” espera contribuir para reafirmar a importância de se escrever uma história da arte outra. Fato digno de menção é nossa ênfase em trabalhos que abordam desde imagens diretamente associadas ao universo feminino até obras emblemáticas para a afirmação local da abstração ou da arte contemporânea de modo geral, pretendendo assim não reduzir a importância destas artistas a um só eixo na arte dos séculos XX e XXI. Pensada como uma homenagem ao mês da mulher, a exposição concorre igualmente para mostrar ao público diferentes aspectos das coleções do museu, tarefa que lhe é primordial.  

Exposição Mulheres na coleção João Sattamini
Data: 24 de março a 29 de abril
Valor: R$ 6,00
Horário: Terça a domingo, 10 às 18h (a bilheteria fecha 15 minutos antes).  Estudantes com carteirinha e brasileiros acima de 60 anos pagam meia-entrada. Estudantes da rede pública (até o ensino médio) e crianças abaixo 07 anos são isentos. Quarta-feira a entrada é franca.
Local: Museu de Arte Contemporânea de Niterói (Mezanino)
Mirante da Boa Viagem, s/nº

Nenhum comentário: