sábado, 11 de agosto de 2012

Falando sobre Beleza - Treinamento Funcional - por: Sandra Barbosa


Novidades à parte, o Treinamento Funcional vem ganhando cada vez mais adeptos. Ele tem como princípio preparar o organismo de forma íntegra, segura e eficiente, através do centro corporal. 

Vários dos objetivos desse método de exercício representam uma volta à utilização dos padrões fundamentais do movimento humano (como empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, dentre outros), envolvendo a integração do corpo todo para gerar um gesto motor específico em diferentes planos de movimento. 

O treinamento funcional controla com eficiência o sistema musculoesquelético, sem abrir mão do aperfeiçoamento do sistema sensório-motor e proprioceptivo, geralmente esquecidos pelos treinamentos convencionais. 

A vantagem deste método de treinamento é a de atender tanto ao indivíduo mais condicionado como ao menos condicionado, criando um ambiente dinâmico de treino.  É o mais indicado para todos que querem mudar sua condição sedentária sem ter que enfrentar as academias. Ao treinamento funcional podemos associar a tão famosa Plataforma Vibratória, o Power Plate. Este é um equipamento no qual o indivíduo faz as atividades em cima de uma placa vibratória que produz de trinta a cinquenta vibrações mecânicas por minuto a todo o corpo, resultando em inúmeros benefícios, tais como: fortalecimento dos músculos, melhor fluxo sanguíneo, redução de celulite, estimulação do sistema hormonal, estimulação do metabolismo (levando a queima de gordura, principalmente a visceral), prevenção do processo de degeneração óssea (osteoporose), contribuição no processo da neuroplasticidade do sistema nervoso, melhora da coordenação motora, entre outros. 

O profissional que realiza a aula determina uma sequência de posições que serão feitas durante um período médio de 30 minutos, onde é possível trabalhar várias partes do corpo. Está mais que na hora de deixarmos a preguiça de lado e corrermos atrás dos prejuízos! O inverno está se preparando para ir embora, o segundo semestre letivo já se iniciando, o verão se aproximando, o ano acabando ... E aí? Anime-se! É tempo de se cuidar! Esperamos você para uma aula cortesia conosco!

Dúvidas e sugestões: 
Dra. Sandra Barbosa, Fisioterapeuta, Especialista em Biomecânica, Docente das Disciplinas de Promoção da Saúde na Mulher e Fisioterapia Uroginecológica e Obstétrica das Faculdades Pestalozzi e Universo – Coordenadora da Pós Graduação em Fisioterapia Dermatofuncional e Saúde da Mulher – Faculdades Pestalozzi. Mestranda em Ciências Médicas - UFF. Responsável Técnica do 

Spa’ço Dosha – 
Estrada Francisco da Cruz Nunes, 8693 QD 02, Itaipu, Niterói. 
Tel. 2609-0793  ou 7196-1343   
email – sandrabarbosa@spacodosha.com.br     
www.spacodosha.com.br 

Nenhum comentário: