Niterói recebe os Chefs DANIO BRAGA, FREDÈRIC DE MAEYER e CHECHO GONZALES em palco montado na rua com aulas de Gastronomia para o público
O Festival Gastronomia do Mar de Niterói é um projeto realizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio de sua Secretaria de Estado Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (SEDRAP) junto com a Fundação Instituto Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ)e está em sua 2º edição. A festa gastronômica, que este ano acontece entre os dias 25 de agosto e 02 de setembro, tem como principal objetivo incentivar o consumo de pescado com o foco na alimentação saudável. A abertura (25/08) é realizada em frente ao Mercado São Pedro, na Ponta D’Areia e encerra (02/09) nas Ruas Nóbrega e Leandro Motta, no Jardim Icaraí, quando a rua será fechada para oficinas com chefs da alta gastronomia, intervenção urbana entre outras atividades abertas ao público.
A semana gastronômica que mobiliza a cidade de Niterói contará com grandes nomes da culinária. No primeiro dia, no palco montado em frente ao Mercado de Peixes, o chef e sommelier italiano Danio Braga fará sua oficina ensinando truques enquanto prepara uma receita especial para o público. No mesmo palco Gourmet, também participa o belga Fredèric de Maeyer, responsável pelo conceituado restaurante Eça de H.Stern, no Centro do Rio. Nomes da cidade também vão exibir sua habilidades culinárias, como é o caso do chef do restaurante Olimpo, Daniel Hollanda.
No encerramento, no dia 02 de setembro, as oficinas ficam por conta do chef boliviano Checho Gonzales e do Chef Daniel Pinho, onde fez nome no restaurante La Sagrada Familia. Além das oficinas, ainda acontecem aulas sobre as propriedades de azeite; harmonização de cervejas com a sommelière Deise Novakoski; preparo de drinks especiais entre outras atividades abertas ao público.
Os restaurantes participam do evento destacando em seus cardápios as iguarias do mar. Serão 50 estabelecimentos mobilizados em incentivar o consumo de pescado nas seguintes regiões da cidade: Oceânica, São Francisco, Icaraí, Jurujuba, Centro, Jardim Icaraí, Charitas e Ponta D’Areia.
É progressivo o número de bares e restaurantes da cidade que exploram a cozinha de pescado com o percentual cada vez maior nos últimos anos. Tendo como referência o Mercado de Peixe São Pedro, além de ponto turístico, é atualmente o maior comércio de pescado do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, o evento tem como finalidade projetar o município de Niterói como um importante pólo gastronômico reunindo restaurantes e bares e da cidade em um só projeto.
CONCURSO CULTURAL E INTERVENÇÃO URBANA
Diferente da primeira edição realizada em 2011, a intervenção urbana deste ano será uma exposição de fotografias publicadas no aplicativo de celular Instagram, com o tema sobre peixes, mar e vistas inusitadas do Mercado São Pedro. As imagens serão selecionadas por um concurso cultural nas mídias sociais e participarão da EXPO ‘NITERÓI ESTÁ PARA PEIXE’ – na abertura e no enceramento do evento. Os finalistas terão direito a prêmios como viagem, smartphones e jantar com tudo pago.
E não é só pelas mídias sociais que o público ficará atento ao que acontece no festival. Algumas paradas de ônibus ganharão o conceito de "Estação do Mar", onde haverá conteúdo informativo com explicação de cada peixe, espécie e seus benefícios.
PROGRAMAÇÃO 2º FESTIVAL GASTRONOMIA DO MAR DE NITERÓI 2012
25 de Agosto
Em frente ao Mercado de Peixes São Pedro, Ponta D’Areia
12H : Oficina Chef Danio Braga
13H : Oficina Chef Frederick de Meyer
14H : Oficina Chef Daniel Hollanda
15H : Oficina de Vinhos e Espumantes - Casa Valduga
02 de Setembro
O evento acontece na Rua Nóbrega e na Rua Leandro Motta, Jardim Icaraí
13H: Oficina Chef Checho Gonzales
14H: Oficina Chef Daniel Pinho
15H: Oficina de Vinhos e Espumantes – Casa Valduga
16H: Oficina de Azeites Hojiblanca
17H: Oficina de Drinks - Absolut
Nenhum comentário:
Postar um comentário