Nesta segunda-feira, dia 22 de março, trinta alunos da Escola Municipal Sítio do Ipê darão início ao projeto Escola de Democracia, que tem como objetivo mostrar aos estudantes o funcionamento do legislativo da cidade. O projeto entrará em funcionamento com o programa Câmara Mirim, para crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, na faixa etária de seis aos 10 anos
Através da Câmara Mirim, as escolas agendam as visitas guiadas à Câmara e conhecem importantes setores que contribuem para a vida da cidade. O plenário, onde são realizadas as sessões, o Arquivo geral, onde estão guardadas todas as atas dos últimos 190 anos e que são marcos da fundação de Niterói e os gabinetes dos parlamentares. Ao término da visita, cada criança ganhará uma revista em quadrinhos, produzida especialmente para o projeto, contando a história da Câmara na cidade de Niterói, bem como sobre o funcionamento da democracia e dos poderes executivo, legislativo e judiciário.
“Temos notado que as crianças e jovens conhecem muito pouco de como funciona o poder legislativo e qual a importância dele para a democracia. O projeto visa esclarecer a eles como é o trabalho do vereador, como funciona o sistema legislativo dentro da democracia e estimular a participação das crianças na vida política.”, explica o Presidente da Câmara, Paulo Bagueira, um dos idealizadores do projeto.
As visitas acontecerão sempre no horário das 14 às 16 horas e as crianças virão acompanhadas de professores. No dia 29 de março será a vez dos alunos da Escola Municipal Maestro Heitor Villa Lobos participarem do projeto. As escolas interessadas poderão fazer a reserva de data com o Cerimonial da Câmara de Niterói, através do telefone 2613-5126.
Câmara Jovem
Ainda no primeiro semestre desse ano, a Câmara de Niterói inicia, dentro do Programa Escola de Democracia, o projeto Câmara Jovem, voltado para alunos a partir do sexto ano do ensino fundamental, onde serão eleitos em suas escolas para serem por um dia vereador da cidade, apresentando os seus projetos de lei em plenário. Os “Jovens Vereadores” serão eleitos através de partidos temáticos na escola onde estudam. 'É mais um passo para reafirmarmos nos jovens o compromisso com a democracia”, finaliza o Presidente Paulo Bagueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário