quarta-feira, 19 de maio de 2010

NitTrans promove curso gratuito para professores

A Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) realiza de 25 a 27 de maio, das 13h30 às 17h30, a quarta edição do curso O Trânsito Numa Perspectiva Educacional: Formação de Multiplicadores para professores das redes municipal, estadual e particular de ensino. Organizado pelo setor de Educação para o Trânsito da NitTrans, a iniciativa faz parte do programa Niterói Por Um Trânsito Mais Humano, adotado pela Prefeitura de Niterói para diminuição de acidentes na cidade.
Com 12 horas/aula, o curso gratuito acontecerá no auditório da Fundação Municipal de Educação(FME), localizado na Rua Visconde do Uruguai 414- Centro e ficará com inscrições abertas até 21 de maio, através do e-mail edutransito@bol.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Para inscrição, basta ao professor interessado apresentar nome completo, disciplina e escola que leciona, além de telefone para contato.
O propósito da iniciativa é conscientizar professores de escolas públicas e particulares, a fim de adotarem um currículo interdisciplinar, com conteúdo programático sobre segurança no trânsito, colaborando para a diminuição de acidentes. O Programa Niterói Por Um Trânsito Mais Humano, orientado pela organização internacional Global Road Safaty Partnership (GRSP), tem como proposta básica a união de esforços, entre todos os setores da sociedade, para reduzir os acidentes de trânsito, que atingem níveis preocupantes em Niterói.
Na primeira etapa, a parceria entre a Prefeitura de Niterói, através da NitTrans e secretarias de Saúde e Educação, e a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros resultou em pesquisa que aponta um total de 1.328 acidentes graves ou fatais ocorridos no ano passado na cidade, com uma redução de 6% em comparação com 2008.
O levantamento mostra que motociclistas (31,33%) e pedestres (19,28) são as maiores vítimas dos acidentes de trânsito nas ruas de Niterói. O estudo também aponta os pontos críticos, locais com maior número de ocorrências, e possíveis causas (velocidade, alcoolismo, falta de equipamento, entre outros), o que possibilitará intervenções educativas ( campanhas), físicas (engenharia) ou repressivas (fiscalização), objetivando aumentar a segurança viária na cidade.
Durante três dias, os participantes serão informados sobre a realidade estatística dos acidentes de trânsito em Niterói, terão noções do Código de Trânsito Brasileiro e tomarão conhecimento sobre a abordagem educacional e de saúde em relação ao trânsito. Conhecerão ainda os projetos da NitTrans e montarão um projeto para a transmissão dos conhecimentos à comunidade escolar. O curso termina com a entrega de certificados em solenidade que contará com as presenças de autoridades de saúde, educação e do trânsito de Niterói.
Fonte: Prefeitura de Niterói

Nenhum comentário: