segunda-feira, 5 de julho de 2010

Saúde promove a partir de agosto curso de noções introdutórias à Clínica em Saúde Mental para profissionais de nível médio.


Inscrições estarão abertas a partir desta quinta-feira (01/07), das 9 às 16 horas.

A Fundação Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Mental (CSM), irá promover entre três de agosto e 26 de outubro deste ano, o Curso de Noções Introdutórias à Clínica em Saúde Mental. Iniciativa da Divisão de Ensino e Pesquisa e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Profissional, dois importantes setores do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba (HPJ), o evento é dirigido aos profissionais de nível médio da Rede de Saúde Mental do município e demais interessados. O objetivo é dar prosseguimento ao processo de capacitação continuada dos profissionais da própria rede para o atendimento aos pacientes portadores de grave sofrimento psíquico. O curso, que oferece 50 vagas, está inserido em um conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas pela CSM de Niterói, para a qualificação de seus profissionais no atendimento à população na rede de saúde mental do município.
O candidato interessado em fazer o curso deverá encaminhar carta de intenção à Divisão de Ensino e Pesquisa do HPJ, justificando seu interesse. O servidor, por sua vez, que também quiser participar terá que ser encaminhado pela chefia direta. As inscrições estarão abertas a partir de amanhã (1º/07) até 16 de julho, no horário de 9 às 16 horas, no DEP/HPJ, situado à Avenida Quintino Bocaiúva s/n, Charitas.  Os documentos necessários são: carteira de identidade, CPF, inscrição profissional (COREM), duas fotos 3X4, currículo e carta de intenção. Será cobrada uma taxa de R$ 50,00. Os trabalhadores da rede pública de saúde de Niterói estarão isentos do custo de inscrição. Mais informações pelo tel.: (21) 2610-8028.
O CURSO
O curso terá aulas expositivas, ministradas por profissionais da rede de Saúde Mental de Niterói, com discussão de situações do cotidiano dos profissionais num espaço de supervisão continuada. Além disso, a iniciativa vai oferecer noções dos princípios clínicos e éticos que sustentam a assistência em saúde mental no serviço público, especialmente, no que se refere aos cuidados intensivos a serem administrados aos pacientes psiquiátricos durante o tratamento. Além disso, a iniciativa pretende apresentar as diretrizes da política pública em saúde mental do Ministério da Saúde, bem como assistência no SUS, noções de acolhimento universal, recepção, território, intersetorialidade, além de discutir os diferentes dispositivos disponíveis na assistência em saúde mental, como Caps, ambulatórios, emergência, internação. E ainda: serão abordadas noções introdutórias da psicopatologia e da psicofarmacologia (principais classes de medicamentos) na clínica da saúde mental.
O curso também vai examinar a noção de “crise”, identificando situações, assim como a função da equipe no atendimento ao problema, aprofundando as particularidades de alguns segmentos de clientela no campo da saúde mental, entre os quais: principais agravos na população infanto-juvenil, nos usuários de álcool e outras drogas, nos pacientes com longo tempo de internação psiquiátrica, e nos principais quadros psicóticos.  A carga horária será de 12 horas por semana, sendo duas horas de aulas (às terças-feiras, a partir das 8 horas) e duas de supervisão e oito horas de prática em serviço. Os alunos que obtiverem um mínimo de 75% de frequência receberão certificados.
 PROGRAMA:
Módulo I: Políticas Públicas e Gestão
- Breve histórico dos caminhos trilhados pela Reforma Psiquiátrica no Brasil
- Panorama da assistência em Saúde mental no município de Niterói
- Diretrizes da Política Pública no campo da Saúde Mental
- O trabalho a partir das noções de rede, território, acolhimento universal, intersetorialidade, tomada de responsabilidade.

Módulo II: Organização dos serviços e da rede de assistência em Saúde Mental
- A rede pública e seus dispositivos para atendimento a pacientes portadores de sofrimento mental severo: Caps, ambulatórios, emergência, internação, residência terapêutica, trabalho protegido.

Módulo III- Particularidades na Clientela da Saúde Mental
- Clínica Infanto-juvenil
- Assistência aos usuários de álcool e outra drogas
- Atenção aos pacientes de longa permanência (internação/desospitalização/residência terapêutica)
- Assistência a pacientes agudos na internação
- Atenção extra-hospitalar (CAPS e ambulatórios)

Módulo IV: Psicopatologia e Psicofarmacologia na Clínica da Saúde Mental
- Introdução aos principais quadros clínicos
- A função da medicação na assistência ao sofrimento psíquico
-  Indicações e opções psicofarmacológicas (Introdução)

Nenhum comentário: