quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Coluna Click / Os milagres do photoshop

Por: Renata Ludwig
Fotógrafa

Amigos leitores, primeiro gostaria de agradecer pelos inúmeros emails que tenho recebido em decorrência desta coluna. 
Neste mês gostaria de falar sobre um tema atual e que tem gerado bastante discussão que é o uso do photoshop. Em princípio cabe esclarecer que as fotos digitais necessitam de tratamento posterior uma vez que não têm a mesma nitidez e profundidade se comparadas às fotos de filme. Para tanto, devemos sim usar um software de edição que permita fazer esses ajustes essenciais. O mais utilizado, sem dúvida, é o photoshop que atualmente está em sua versão CS5 e é usado tanto por fotógrafos, como por designers gráficos, webdesigners, ilustradores, publicitários etc. Um outro software muito bom e voltado quase que exclusivamente para a fotografia digital é o Lightroom. Mas vamos nos ater agora ao photoshop e seu uso abusivo em relação à fotografia de pessoas. 
Eu, na minha modesta opinião, não concordo com seu uso no sentido de transformar uma pessoa em outra, ou seja,  você fotografa uma pessoa, manipula esta foto de tal maneira que o resultado é um ser humano completamente diferente do que foi captado por sua lente. Pode ser que a idéia seja essa mesma, como ocorre muitas vezes na publicidade, mas  não é possível que uma pessoa real, de carne e osso,  sinta-se satisfeita vendo uma foto sua e não conseguir se reconhecer nela. Pior ainda ocorre quando essa pessoa mostra sua foto para terceiros e esses fazem comentários “delicados”, do tipo: “Nossa, tá tão diferente...é você mesma???!!!” (desnecessário o  cliente ter que passar por isso!!!!). 
Penso que a imagem de uma pessoa deva ser manipulada para tratar alguma imperfeição temporária, como um machucado ou uma espinha, por exemplo.  Os “problemas” naturais que incomodam o cliente, podem muito bem ser resolvidos com uma boa iluminação na hora de se capturar a imagem. Uma boa dica: nunca se deixe fotografar debaixo pra cima, isso engorda!!! 
No que tange aos demais segmentos da fotografia não vejo problema algum em dar um destaque maior à determinada cor, em destacar algum objeto específico, aplicar filtros (existem centenas desses!), obedecendo as regras de bom gosto é claro! 
Sempre digo que para mim a fotografia vale pelo prazer que proporciona, seja para o fotógrafo que fez aquela imagem seja para o expectador que a aprecia. 
Só alerto para  aqueles que estão aprendendo a fotografar que não usem o software de edição como uma bengala. Aprenda direito a fotometrar, a usar o white balance, a usar corretamente o ISO e assim por diante  e acredite que  uma boa fotografia é feita no momento do clique. 
Deixar para consertar a foto no computador mais tarde só vai dar mais trabalho e criar um vício desnecessário.  
Quanto à fotografia artística, aí vale tudo!!!
Contato: renata@renataludwig.com /  Site: www.renataludwig.com / Blog: www.renataludwig.com/blog /  Twitter: renata_ludwig
Renata Ludwig é fotógrafa. Professora de Fotografia, Photoshop e Lightroom. É membro da Fototech (Associação Nacional de Fotógrafos). Membro da NAPP (National Association of Photoshop Professionals). 

Nenhum comentário: