segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Patrulhamento Ambiental começa hoje em Niterói

A partir de hoje (23/08), os infratores ambientais têm mais motivos de preocupação. Ou melhor, onze motivos a mais. É que a Prefeitura de Niterói, através das secretarias municipais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SMARH) e de Segurança, acabam de capacitar onze membros da guarda municipal para atuarem em prol do meio ambiente da cidade.
Em cerimônia simbólica, nesta manhã, o secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Niterói, José Antonio Fernandez, o Zaff, passou talões com autos de notificação e intimação ambiental às mãos do subinspetor Rolney Pereira – que comandará os homens do Grupamento de Patrulhamento Ambiental, com sede na Biquinha – Região Oceânica na cidade.
Zaff explicou que a parceria com a Secretaria de Segurança estava prevista desde 2004, mas somente agora foi implantada. “O decreto 9380/2004 criou o Núcleo de Patrulhamento Ambiental no corpo da Guarda Municipal. Com base no documento, atividades de fiscalização de posturas ambientais e proteção de florestas ganhariam reforço. Este ano eu e o secretário municipal de Segurança – Marival Gomes – conseguimos tirar o projeto do papel”, destacou ele.
Antes do início das atividades, os agentes da guarda receberam aulas dadas pelo corpo técnico da SMARH – como prevê o decreto. O curso de capacitação abordou assuntos como supressão de vegetação, atividades poluidoras e licenciamento ambiental. 
Autoridades civis e militares prestigiaram o evento que foi o pontapé inicial para as atividades do grupamento e, ao mesmo tempo, inaugurou as instalações que servirão como base das ações. Estiveram presentes o Comandante da Polícia Militar da Região Oceânica, Capitão Leandro Teixeira Mello, Alexandre Vicente - Secretário da Regional do Engenho do Mato, Fábio Gomes – representando o Secretário da Regional de Piratininga – Fábio Coutinho.
Ana Lemos, Coordenadora da Associação de Amigos do Parque Natural e Área de Relevante Interesse Ecológico Darcy Ribeiro – Amadarcy  - compareceu e classificou como valiosíssima e positiva a parceria entre as secretarias.
Zaff frisou que além dos telefones da SMARH (2622-7631 - 2613-2283), denúncias de crimes ambientais também poderão ser feitas diretamente aos membros da guarda municipal através do 2621-7989. 

Nenhum comentário: