quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Jornalista de Niterói é o vencedor do Prêmio Sesc de Literatura

Lançamento será no dia 25/9, na Livraria Saraiva do Plaza Shopping
O jornalista Sérgio Tavares, morador de Niterói, foi o grande vencedor do Prêmio SESC de Literatura 2009, na categoria contos. CAVALA, coletânea composta por quatro histórias, foi escolhida, por um júri especializado, entre mais de 600 obras enviadas por autores de todo o Brasil. O lançamento e a noite de autógrafo do livro, organizado pela editora Record, serão no sábado (25/9), às 17h, na Livraria Saraiva, no Plaza Shopping de Niterói – Rua XV de novembro, 8 - Centro.

Sobre o livro:
Há um velho postulado segundo o qual literatura não se faz com bons sentimentos. Assim é em CAVALA, livro de estréia de Sergio Tavares, vencedor do Prêmio SESC 2009 na categoria conto. Não que os personagens criados pelo autor sejam maus; porém, tomados por desvios, complexos e compulsões sexuais, cometem atos violentos — ao mesmo tempo em que buscam uma espécie de refúgio em amores, lembranças ou dores.
Com segurança e domínio de veterano, o jornalista de 32 anos conseguiu superar os outros 56 concorrentes pré-selecionados na categoria, na edição mais concorrida do prêmio desde sua criação, em 2003 — foram 667 inscrições, 210 a mais que no ano passado. Nesta coletânea de quatro longos contos, situados no limiar entre a loucura e o sexo, a força das palavras escolhidas e ordenadas por Sérgio Tavares transportam o leitor a outra dimensão, como observa o jornalista Ubiratan Brasil no texto de orelha do livro: “Se fosse uma luta de boxe, seria uma sequência de golpes aplicados no fígado e no estômago até atingir o queixo”.
Foi da vivência na profissão que o autor retirou inspiração para compor as tramas e personagens das quatro densas narrativas. “Encontrei naquelas pessoas reais, cópias, simulacros, versões ficcionais de seres que padeciam do mesmo mal”, revela. Narradas em primeira pessoa, as histórias conduzem o leitor por situações onde o real e o irreal equilibram-se numa linha tênue. Assim é com o primeiro conto, que empresta o título ao livro, protagonizado por uma jovem modelo, bulímica e em surto psicótico: “Soa tão real que nos desconcerta”, descreve a escritora Heloísa Seixas. “Nesse e nos outros contos, a narrativa de Tavares tem uma beleza estranha, cruel, que nos arrasta como uma enchente”.

Sobre o autor:
Sérgio Tavares é jornalista e trabalha há cinco anos com assessoria de imprensa. Em 2004, foi premiado no Concurso Literário da Fundação Escola do Serviço Público (Fesp), com o conto “O escritor de obituários”. Nasceu em 1978, no município de São Gonçalo, é casado, tem uma filha, e vive há seis anos em Niterói, Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: