quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

SEDRAP dará isenção aos produtores rurais que perderam sua lavoura

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca do Rio de Janeiro (SEDRAP) editou, nesta quarta-feira, 19, portaria na qual constitui Comissão para avaliar a extensão da tragédia para os produtores rurais da Região Serrana. Um dos objetivos da Comissão é isentar aqueles que tenham, comprovadamente, tido sua produção afetada pelas chuvas, da taxa de uso das Ceasas de Irajá, Rio e Columbandê, São Gonçalo.

A Comissão é composta por membros do corpo técnico da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca do Rio de Janeiro e também pelo presidente da Associação dos Produtores Hortifrutigranjeiros do Estado do Rio de Janeiro (APHERJ), Delcy Resende da Silva. A Comissão contará com a parceria da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, via EMATER, para auxiliá-la na identificação das lavouras e dos produtores que realmente tiveram prejuízos com as chuvas.

O secretário de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, acredita que a isenção ao produtor rural credenciado na Ceasa possa garantir condições mínimas de comercialização a estas pessoas que perderam sua lavoura e, em muitos casos, seus lares, para reiniciar suas atividades produtivas.

“Seguimos orientação do Governo do Estado para amparar o produtor rural em todos os momentos. Esta é uma maneira de desonerar o agricultor familiar. À medida que você os alivia, os preços tendem a baixar para o consumidor”, afirma Peixoto.

Ceasa de Nova Friburgo também dará anistia

O comerciante instalado na Ceasa de Conquista, localidade de Nova Friburgo, também ganhará isenção nas taxas de uso do mercado.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, o comerciante de produtos agropecuários da Ceasa de Nova Friburgo que teve prejuízo com as chuvas, ficará isento da taxa de uso do mercado.

“Se a loja foi inundada por água, as mercadorias foram perdidas. Se o adubo molhou, é prejuízo para o comerciante. Quando a SEDRAP o desonera, ele não repassa seu prejuízo para o consumidor. Esta é uma forma indireta de ajudar o produtor rural, que no mercado de Nova Friburgo já é isento de taxas”, avalia Peixoto.

O secretário Felipe Peixoto passou esta quarta-feira, 19, conversando com produtores rurais das localidades atingidas pelas chuvas, como São José do Vale do Rio Preto, Macuco, Manoel de Moraes, Sumidouro, Areal, São Sebastião do Alto e Bom Jardim. Peixoto visitou também Nova Friburgo e seguiu para Conquista, onde passou a noite acampado.

A Ceasa de Conquista fica na RJ 130, na altura do KM 47,5, entre os municípios de Teresópolis e Nova Friburgo.

Nenhum comentário: