Em iniciativa inédita, Fundação promove convocatória pública para workshop conduzido por equipe curatorial liderada por Luis Pérez-Oramas, renomados designers, pela Coordenação de Design e pelo Educativo da Bienal
A partir do dia 1º de agosto, a Bienal de São Paulo, em parceria com o Senac-SP, selecionará propostas de trabalho para integrarem uma iniciativa inédita na história da fundação: desenvolver e definir a identidade visual da 30ª Bienal em workshop exclusivo que acontecerá entre 03 e 07 de outubro no Centro Universitário do Senac, em São Paulo. Os interessados podem se inscrever a partir de 1 de agosto pelo site www.id30bienal.org.br.
A seleção dos participantes do workshop será feita através da avaliação de propostas de trabalho, abertas a qualquer pessoa maior de idade e residente em território brasileiro. As propostas deverão apresentar um caminho para o desenvolvimento da identidade da Bienal no workshop, incluindo imagens de referência, um texto conceitual, uma proposta de desenvolvimento e um currículo resumido.
A identidade da 30ª Bienal será desenvolvida com os 12 participantes selecionados que irão debater suas propostas durante cinco dias. A oficina será conduzida pela Coordenação de Design da Bienal, pelos designers brasileiros Daniel Trech, Elaine Ramos e Jair de Souza, que já elaboraram rojetos para exposições da Bienal, e por um convidado internacional representado pela dupla de designers holandeses Mevis & van Deursen. As propostas serão posteriormente desenvolvidas para atender às necessidades de comunicação da Bienal que abrangem a divulgação impressa, espacial, publicitária e online.
A avaliação será feita pela equipe curatorial da 30ª Bienal, liderada pelo venezuelano Luis Pérez-Oramas e composta pelos curadores associados André Severo, Tobi Maier e Isabela Villanueva, Coordenação de Design da Bienal, Curadoria do Educativo da Bienal e designers convidados.
A Iminência das Poéticas
A idéia do workshop baseia-se na linha curatorial adotada para a 30ª Bienal, intitulada A Iminência das Poéticas. “A convocatória para a produção da identidade visual da Bienal parte da ideia que uma Bienal centrada na iminência das poéticas implica que a identidade visual também é uma plataforma poética”, afirma Luiz Péres-Oramas, curador da 30ª Bienal. Dentro o contexto da Iminência, a ideia da próxima exposição é de que, tudo o que já foi produzido na história da arte está na iminência de ressurgir em novos trabalhos e interpretações. E isso não é feito somente por artistas ou curadores, mas por todos que com elas entram em contato. Desse modo, os curadores conceberam uma forma de desenvolver a própria identidade visual da Bienal que tira partido desse diálogo entre o que já está dado e o que está por ser inventado: um workshop no qual designers que já fizeram projetos para outras bienais, acompanhados por curadores e designers da Bienal, trabalhem com pessoas que proponham novos caminhos para pensar essa identidade.
Fundação Bienal de São Paulo
Parque Ibirapuera - Portão 3 - Pavilhão Ciccillo Matarazzo
04094-000
São Paulo - SP - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário