terça-feira, 2 de agosto de 2011

Fundação Bienal abre edital nacional para workshop em torno da identidade da 30ª Bienal

Em iniciativa inédita, Fundação promove convocatória pública para workshop conduzido por equipe curatorial liderada por Luis Pérez-Oramas, renomados designers, pela Coordenação de Design e pelo Educativo da Bienal

A partir do dia 1º de agosto, a Bienal de São Paulo, em parceria com o Senac-SP, selecionará propostas de trabalho para integrarem uma iniciativa inédita na história da fundação: desenvolver e definir a identidade visual da 30ª Bienal em workshop exclusivo que acontecerá entre 03 e 07 de outubro no Centro Universitário do Senac, em São Paulo. Os interessados podem se inscrever a partir de 1 de agosto pelo site www.id30bienal.org.br.

A seleção dos participantes do workshop será feita através da avaliação de propostas de trabalho, abertas a qualquer pessoa maior de idade e residente em território brasileiro. As propostas deverão apresentar um caminho para o desenvolvimento da identidade da Bienal no workshop, incluindo imagens de referência, um texto conceitual, uma proposta de desenvolvimento e um currículo resumido.

A identidade da 30ª Bienal será desenvolvida com os 12 participantes selecionados que irão debater suas propostas durante cinco dias. A oficina será conduzida pela Coordenação de Design da Bienal, pelos designers brasileiros Daniel Trech, Elaine Ramos e Jair de Souza, que já elaboraram rojetos para exposições da Bienal, e por um convidado internacional representado pela dupla de designers holandeses Mevis & van Deursen. As propostas serão posteriormente desenvolvidas para atender às necessidades de comunicação da Bienal que abrangem a divulgação impressa, espacial, publicitária e online.

A avaliação será feita pela equipe curatorial da 30ª Bienal, liderada pelo venezuelano Luis Pérez-Oramas e composta pelos curadores associados André Severo, Tobi Maier e Isabela Villanueva, Coordenação de Design da Bienal, Curadoria do Educativo da Bienal e designers convidados.

A Iminência das Poéticas
A idéia do workshop baseia-se na linha curatorial adotada para a 30ª Bienal, intitulada A Iminência das Poéticas. “A convocatória para a produção da identidade visual da Bienal parte da ideia que uma Bienal centrada na iminência das poéticas implica que a identidade visual também é uma plataforma poética”, afirma Luiz Péres-Oramas, curador da 30ª Bienal. Dentro o contexto da Iminência, a ideia da próxima exposição é de que, tudo o que já foi produzido na história da arte está na iminência de ressurgir em novos trabalhos e interpretações. E isso não é feito somente por artistas ou curadores, mas por todos que com elas entram em contato. Desse modo, os curadores conceberam uma forma de desenvolver a própria identidade visual da Bienal que tira partido desse diálogo entre o que já está dado e o que está por ser inventado: um workshop no qual designers que já fizeram projetos para outras bienais, acompanhados por curadores e designers da Bienal, trabalhem com pessoas que proponham novos caminhos para pensar essa identidade.

Fundação Bienal de São Paulo
Parque Ibirapuera - Portão 3 - Pavilhão Ciccillo Matarazzo
04094-000
São Paulo - SP - Brasil 

Nenhum comentário: