terça-feira, 2 de agosto de 2011

Vital Brazil comemora o Dia da Saúde e inaugura incubadora de empresas para biotecnologia

A programação do “Saúde em Dia 2011” envolve uma manhã com atividades voltadas para a saúde da população

No Dia Nacional da Saúde, próximo 5 de agosto, sexta-feira, a partir das 10h, o Instituto Vital Brazil abrirá suas portas para quem se interessa em cuidar da saúde. É a quarta edição do “Saúde em Dia”! Em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública e a Academia de Medicina Veterinária no Estado do Rio de Janeiro, o instituto preparou uma manhã com muitas atividades em comemoração ao Dia Nacional da Saúde.

A programação começa com uma visita às instalações do Vital Brazil, para que os participantes possam conhecer um pouco do trabalho que o instituto realiza em prol da saúde pública. A partir das 10h, os convidados serão brindados com um café da manhã bem saudável, com direito a sucos, frutas e pão integral. Para queimar as calorias ganhas com a comilança, o instituto promoverá um “aulão” de ginástica, a partir das 10h30.

Também às 10h30, a Faculdade de Veterinária da UFF, que fica bem em frente ao instituto, abrirá as portas para quem quiser assistir a palestra “A relevância da Medicina Veterinária na Saúde Pública da humanidade”, com Aristeu Pessanha Gonçalves, presidente da Academia de Medicina Veterinária no Rio de Janeiro. A palestra será ministrada no auditório Américo Braga.

O tema foi escolhido por dois motivos: o primeiro e mais importante é a colaboração de médicos veterinários na saúde pública da humanidade como, por exemplo, o desenvolvimento (em 1909) de um bacilo proveniente de sucessivas culturas em bile de boi com capacidade imunizante contra a tuberculose, que após uma série de testes deu origem à vacina BCG (introduzida no Brasil desde 1925). Outro motivo é que esse ano o estudo da Medicina Veterinária completa 100 anos no Brasil e 250 anos em âmbito mundial. A escolha do local da palestra é uma homenagem à doação feita pelo cientista Vital Brazil do terreno de 8.800m² para construção da Faculdade de Medicina Veterinária da UFF, em 1939.

Para encerrar a festa e animar ainda mais, como no dia 5 de agosto o Instituto Vital Brazil comemora também dois anos da chegada da píton albina que recebeu o nome de Sivuca por meio do voto popular, está programada para às 11h uma apresentação do Quinteto Sivuca.  O quinteto é um grupo de músicos formado por professores universitários e músicos que compõem a Orquestra Sinfônica Brasileira, coordenado pela socióloga e filha única do maestro Sivuca, Flávia Barreto.

Durante toda a manhã, o instituto promoverá exames de sangue para medição das taxas de glicose, creatinina e triglicerídeos por meio do Laboratório de Biomarcadores (Biomarc) do Vital Brazil. O Biomarc realiza exames de sangue em gestantes com a tecnologia do papel de filtro, o que torna o processo mais rápido, barato e praticamente indolor, já que utiliza apenas uma gota de sangue do dedo do paciente. Os exames são gratuitos na Rede SUSRJ.

Inauguração da Biotec- Para aproveitar as comemorações pelo Dia Nacional da Saúde, o Instituto Vital Brazil e a Universidade Federal Fluminense organizaram para as 9h45 a inauguração da sede da Incubadora de Empresas de Biotecnologia (Biotec), do Parque Tecnológico da Vida. O propósito é incentivar o empreendedorismo e abrigar empresas inovadores de base biotecnológica.

O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 18 laboratórios oficiais brasileiros e um dos três fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde. Fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.  


Nenhum comentário: