quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Pestalozzi vai mostrar próteses e órteses no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Equipamentos produzidos pelo Laboratório de Órtese e Prótese da Pestalozzi de Niterói serão apresentados durante a ação social que acontece nesta quarta-feira, 21 de setembro, em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A 14ª edição do evento Niterói Acessível acontece de 14h às 18 horas no shopping Bay Market, ao lado do Terminal Rodoviário Presidente João Goulart.

Pernas mecânicas, coletes de sustentação, calhas e palmilhas corretivas, além de cadeiras de rodas, andadores, muletas e cadeiras de banho estarão à disposição do público e os produtos são, em sua maioria, fabricados na própria Pestalozzi, Eles são distribuídos através do Sistema Único de Saúde para pacientes de diferentes cidades do estado do Rio, entre elas Niterói, Maricá, São Gonçalo e Itaboraí.

Na última segunda-feira, dia 19,  a Pestalozzi apresentou todo esse material durante o evento Exercitando a Cidadania, realizado na área de estacionamento da instituição em Pendotiba. Além de instituições convidadas como a Secretaria de Acessibilidade, a Ampla e o Conselho Tutelar, participaram da ação diferentes setores da Pestalozzi como por exemplo o Centro de Profissionalização mostrando os artesanatos produzidos pelos alunos do setor. “Esses eventos são importantes para que possamos divulgar este tipo de serviço que tem um importante alcance social, já que dá cidadania e dignidade a muita gente”, explica Ana Paula Ferreira, coordenadora do Laboratório.

Entre os vários serviços, serão oferecidos: informações sobre o Transporte Ponto a Ponto, Conhecimento sobre seus Direitos, orientações sobre saúde, inscrição sobre o Cartão Especial de Estacionamento de Pessoas Idosas e/ou com deficiência, aconselhamento jurídico, isenção de 2ª via de documentos de Carteira de Identidade, Certidão de Óbito, Certidão de Nascimento (Fundação Leão XIII), dicas de estética e beleza, cadastro para empregos, informações sobre Passe Livre,  Programa Consciência Ampla (apresente a conta de luz do último mês paga e ganha uma lâmpada fluorescente, concorra a uma geladeira nova, que deverá ser trocada pela usada) . Haverá ainda no dia uma imensa programação cultural e distribuição de brindes.

Nenhum comentário: