terça-feira, 3 de abril de 2012

II Encontro de Antigos Escoteiros do Mar de Niterói

Evento relembrou histórias do Escotismo que se renova na cidade
Com espírito jovial e disposição invejável, mais de 50 pessoas participaram do II Encontro de Antigos Escoteiros do Mar de Niterói na noite de 29 de março, em um restaurante da orla de São Francisco.
A iniciativa do encontro partiu do chefe escoteiro André Garcia, de 22 anos, do 7º Grupo Escoteiro do Mar Benevenuto Cellini, e de Guido Pfeffer, 69 anos, que liderou o já extinto Grupo Escoteiro do Mar Leões do Mar, ambos de Niterói. A partir deste novo contato com o Escotismo, Guido decidiu retornar às atividades para contribuir na formação dos jovens. Prova de que o Movimento Escoteiro se renova.
“Apesar de distantes do Escotismo há décadas, percebo que esses amigos ainda compartilham o mesmo ideal de altruísmo que aprenderam na prática quando crianças”, relata Guido.
André Garcia destaca a importância dessa interação entre diferentes gerações de escoteiros.
“É um aprendizado muito grande ouvir as histórias vivenciadas pelos escotistas mais experientes. Convivi com o saudoso chefe Jarbas que, com simplicidade e paciência, ensinava lições que vou passar para mais jovens e utilizar, até, na minha atividade profissional”, emociona-se André. Jarbas Pinto Ribeiro faleceu no último dia 06 de fevereiro ao 96 anos. Escoteiro desde os 10 anos, ele era, até então, o escoteiro com mais tempo de vida dedicado ao Escotismo no Brasil.
A reunião informal contou com presenças ilustres como a experiente chefe escoteira Maria Pérola Sodré, de 89 anos, presidente de honra do 4º Grupo Escoteiro do Mar Gaviões do Mar. Carioca, mas niteroiense de coração, Maria Pérola vem de família escoteira: seus pais e os sete irmãos foram pioneiros do Escotismo em Niterói. Dora Sodré, sua irmã mais nova, também prestigiou o reencontro com velhos amigos.
Muito querida, Maria Pérola era saudada com o tradicional lema escoteiro ‘Sempre Alerta’ pelos escotistas que chegavam à reunião. Professora de matemática e de religião, Maria Pérola é referência para os de 65 mil escoteiros que existem hoje no país, em especial os de Niterói que tem 9 Grupos Escoteiros e mais de 700 participantes.
Uma de suas realizações mais célebres foi em dezembro de 1961, quando coordenou os escoteiros da cidade que tiveram atuação destacada no cuidado às vítimas do incêndio do Gran Circus Norte-americano. Naquela ocasião, Maria Pérola organizou a ajuda dos escoteiros nas ações de primeiros socorros aos queimados e, posteriormente, na recuperação dos pacientes da ala infantil hospitalizados na enfermaria do Hospital Universitário Antônio Pedro.
“Ser escoteiro é buscar fazer seu ‘Melhor Possível’ no cotidiano para ajudar as outras pessoas e fazer a sua parte na construção de um mundo melhor. Escotismo não tem idade, é um ideal de vida”, ensina Maria Pérola, citando o lema do Ramo Lobinho, seção do Escotismo que reúne meninos e meninas de 7 a 10 anos, da qual ela foi chefe durante mais de 50 anos.
Segundo André Garcia, o próximo encontro está previsto para o segundo semestre deste ano.
“Estamos planejando realizar o próximo encontro no mês de outubro. O resgate da história do Escotismo de Niterói nos motiva cada vez mais a oferecer uma atividade saudável para a juventude do município”, analisa André que no dia 31 de março participou com os jovens de seu Grupo Escoteiro da campanha ecológica “Jogue Limpo com Nossas Praias”, na orla de Charitas e Jurujuba, com o intuito de sensibilizar a população para a importância de se recolher o lixo produzido nas praias.
Para obter mais informações sobre o Escotismo e saber como se tornar um escoteiro, acesse o site http://www.escoteiros.org.br



Nenhum comentário: