Primeira biblioteca do gênero no Brasil tem programação especial para comemorar a data
Há um ano era inaugurada a primeira biblioteca-parque do Brasil, a Biblioteca Parque de Manguinhos, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura. Para comemorar a data, no dia 29 de abril acontece lá uma festa muito especial, elaborada por toda equipe da biblioteca. Chamada “Subúrbio.com", a comemoração inclui contações de histórias, exposição de artesanato, premiações, sarau de poesia, chorinho, hip-hop e grafite.
Um ano de sucesso
No decorrer desse um ano de funcionamento, a Biblioteca Parque de Manguinhos recebeu o cadastro de 3.671 pessoas e emprestou 20.211 itens do seu acervo, entre livros e DVDs. Os títulos mais emprestados em cada categoria foram: o DVD “Conta Comigo” (1996 – EUA), dirigido por Rob Reiner, com 52 empréstimos, e o “Livro Fala Sério, Amor!”, de Talita Rebouças, com 54 empréstimos durante todo ano. A biblioteca recebe cerca de 500 pessoas, diariamente.
A Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes, comemora o aniversário e fala com orgulho sobre o sucesso da Biblioteca:
“O primeiro aniversário da Biblioteca de Manguinhos é um marco importantíssimo para a Secretaria e para o nosso país, na medida em que é um projeto que tornou-se referência nacional. Ela oferece acesso imediato e fácil à informação, inclusão e transformação social. Ela contribui para a diminuição da violência, e transformou-se em um espaço importante de convivência e convergência da população”.
Vera Saboya, Superintendente da Leitura e do Conhecimento da SEC, ressalta também o aspecto social que faz parte do projeto:
“O que há de mais importante e emocionante nesse projeto é o acesso à cultura, às artes e à um atendimento de primeira às crianças, jovens e adultos que vivem em um território marcado pelo descaso e pela violência. Pensamos muito, nos perguntamos diariamente,a respeito do futuro daquelas crianças, das relações possíveis entre seus pais com a escola e a sociedade. Estamos fazendo diferença ali. Uma diferença afetiva".
A Biblioteca Parque de Manguinhos
O espaço funciona como um centro cultural. Seu acervo reúne cerca de 25 mil livros, 1 mil DVDs, três milhões de músicas digitalizadas, cinco TVs de LCD, três e-readers e acesso livre à internet em 40 computadores ou através de rede wi-fi (sem fios). Manguinhos conta, ainda, com ludoteca, filmoteca, sala de leitura para portadores de deficiências visuais, e uma sala – denominada “Meu Bairro” – para reuniões da comunidade. Além disso, são realizados lá cursos, oficinas e atividades para crianças e jovens.
Inspirada nas bibliotecas-parque de Medelin e Bogotá, na Colômbia, a de Manguinhos ocupa mais de 2,3 mil metros quadrados.
A Biblioteca Parque de Manguinhos atende a 16 comunidades da Zona Norte do Rio de Janeiro, cuja população soma, aproximadamente, 100 mil habitantes. Foram investidos R$ 8.680.000,00, incluídos, aqui, a construção do prédio e a aquisição de acervo, mobiliários e equipamentos. O espaço serve de modelo para implementação de bibliotecas em comunidades como Rocinha e Complexo do Alemão.
Programação
13h – Contação de História e projeto Literatura e Internet - SESC
17h – Roda de Conversa, com o poeta Antonio Cícero e poetas do bairro e adjacências. Mediação do poeta Alexandre Faria.
Projeto Respiração. Exibição de filme com trabalhos dos participantes da oficina, orientados pela artista Claudia Bakker.
Narrativas Digitais – projeção de filme
Local : Sala Meu Bairro
19h – Apresentação de atividades
1 . Impressão pessoal. Painel para que o público se expresse ao mundo na linguagem que desejar. Pode ser desenho, texto, foto, poesia, música (CD), vídeo (DVD).
2 . Narrativas Digitais – projeção de vídeo na parede : “Palavras no céu”
3 . Exposição de artesanato – Mulheres da Maré. Peças de vestuário, objetos de decoração, colchas, bolsas em tecido, corda, juta, fitas.
4 . Premiação do usuário mais assíduo e do usuário que retirou livros por empréstimo (prêmio: uma camiseta do evento)
5 . Premiação para a criança mais assídua e que mais retirou livros da Ludoteca.
Local: Jardim de Leitura e hall de entrada da biblioteca
20h – Início do Sarau de poesia & otras cositas más. Apresentação: Alexandre Faria.
Grande sarau com a presença de Antonio Cícero, poetas do Pré-Manguinhos, banda K-lot, Bonde dos Crias, Companhia do Gesto, quarteto de chorinho, cantora Lilia Waleska (integrante do elenco do espetáculo “ É com este que eu vou”), intervenção de grafiteiros, hip-hop, e quem mais vier.
Local: Hall do cine teatro e em frente à biblioteca
Serviço
Subúrbio.com
1 ano da Biblioteca Parque de Manguinhos
29 de abril
Avenida Dom Helder Camara, 1184, Complexo de Manguinhos
Tel: 21-2334-8915 e 2334-8916
Entrada Franca